segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Conceitos Básicos de Multimédia

CONCEITO DE MULTIMÉDIA

O conceito de multimédia designa uma forma de comunicação que engloba vários meios em simultâneo para transmitir uma informação, utilizando tecnologias para criar, manipular, armazenar conteúdos, como por exemplo: fotografias, vídeos, sons e texto.

TIPOS DE MEDIA 
  • Quanto à sua natureza espácio-temporal: 

    • Estáticos: Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.

      • Texto: Constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto.
Fig.1 : tipos de texto
      • Imagem: As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático.
        Fig.2: imagens

    • Dinâmicos: Incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma representação contínua ao longo do tempo, ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdos.

      •  Áudio: Reprodução eletrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil. 


      •  Vídeo: Movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas. 
        Fig.3: Vídeo

      • Animação: Movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.

Fig.4: Animação



  • Quanto à sua origem:
    • Capturados: Resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e microfones, e de software específico.
    • Sintetizados:  São produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.
MODOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA 

  • Online: Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web, mas este não é a única forma de o fazer. 
  • Offline: Ao contrário da divulgação online, a divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Ou seja não é preciso que o computador esteja ligado a uma rede para divulgar um conteúdo. 

Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário